quinta-feira, 8 de maio de 2008

Semana Trilha Sonora - Quinta Feira

24 Hour Party People

Excelente filme sobre a Factory, gravadora montada em Manchester no início dos anos 80 que era totalmente sem noção - contrato garantia 50% pro artista e liberdade total, assinavam em um papel com sangue - e que veio a lançar o Joy Division e o New Order, os Happy Mondays e um montão de coisa bacana.Além disso é também a história do Haçienda, clube noturno fundado pelo dono da gravadora (Tony Wilson) que foi um dos berços da cultura do dj-música eletrônica-ecstasy na Inglaterra. Recomendo demais o filme para quem não viu.E a trilha também. Basicamente resgata as bandas da Factory, que se mostrou ser uma gravadora foda, na sua maioria música eletrônica - Durutti Column, A Guy Called Gerald, o próprio New Order ou os Chemical Brothers fazendo remix deles.Presta homenagem ao punk inglês que deu origem a essa confusão toda - tem Sex Pistols, Clash e Buzzcoks, fora os classicões (muito Joy Division e Happy Mondays). Ótimo ponto de partida para começar a gostar de "Madchester".

Donnie Darko

Um dos filmes recentes que entrou na minha lista de favoritos - filme adolescente + surrealismo + terror + física quântica (!) - nem precisava ter uma trilha boa, mas esse fez uma coisa que não é tão fácil quanto parece: mostrar que o pop dos anos 80 não foi feito feito só de porcaria.Começa com Echo And The Bunnymen então você já sai sabendo que o filme deve ser bom e a trilha já é. Daí tem até Notorious do Duran Duran (tá, eu gosto hehehe), INSX, Oingo Boingo e o Joy Division de novo. E ainda fez a proeza incrível de gerar uma versão boa para uma música do Tears For Fears.Mereceram né?

Purple Rain

Falando em pop dos anos 80, vi Purple Rain recentemente (não havia visto quando criança como todo mundo). É legal ver só depois de adulto e horrorizar como o cinema mudou de lá para cá - a onda de caretice dos gringos piorou e não deixaria esse filme sair hoje nem fudendo, pelo menos não sem mudar muito.As cenas de sexo são bem hardcore para hoje (mão na precheca!) e o personagem do Prince é um escroto, basicamente o que ele faz no filme é bater na namorada (ato que não gera consequências e ele ainda fica com a menina no final), ver o pai bater na mãe e ficar mandando os membros da banda dele calarem a boca e só tocarem o que ele manda ("não vamos tocar essa música estúpida sua, já disse!").Aliás, já mencionei que eu acho o Prince foda (o músico não o personagem do filme)? Puta guitarrista e tem a cara de ser inescrupuloso o que sempre dá pontos extras. As músicas do Purple Rain foram compostas para o filme para a banda dele tocar, e acabaram nessa brincadeira gerando se não o melhor disco dele um dos top 5. Prince comanda e quem ainda não aprendeu isso ainda acaba admitindo no leito de morte :D

Batman

Outro que eu (neste caso revi) recentemente. Pô, a trilha do Batman é ótima! Outra do Danny Elfman, música orquestral sinistra e super marcante, mil anos depois de ver o filme (eu tinha 9 anos!) quando começaram a tocar as músicas eu lembrei de todas na mesma hora.Reza a lenda que os produtores queriam que o Prince e Michael Jackson compusessem as músicas, mas o Tim Burton não deixou dizendo que os filmes dele "não são Top Gun". Acabou que os próprios produtores gostaram tanto que iam para o estúdio só para colocar o telefone perto da orquestra e mostrar para os amigos.

Pausa aleatória e sem sentido: sempre achei baboseira esse papo de "Batman e Robin são gays" até ver o quadrinho abaixo de uma revista de 1954:



UAHUAHAUAUAHHAUAHUHAH

Trilhas de Anime

Tenho muitos amigos que gostam das músicas dos animes que assistem, baixam e escutam e tal. Eu acho 99% delas um lixo. Normalmente é pop japonês (Jpop) bonitinho e açucarado e mal feito e infantilóide e chatérrimo.Mas existem exceções que valem ser citadas:

Cowboy Bebop - toda feita de jazz, muito bacana. Os capítulos do anime eram pensados para acompanhar a música e não o contrário.
Furi-Kuri - o desenho em si já é todo rock and roll e a música é quase toda dos The Pillows, banda japonesa de punk pop divertidaça.
Ghost In The Shell - música japonesa tradiconal etérea e viajante misturada com eletrônico
Hellsing - bastante rock também, foi a primeira trilha de anime que me interessou o suficiente para baixar
Death Note - a música de abertura do início era de uns japa farofeiros chamados Nightmare e se encaixa na descrição do início desse post, mas depois colocaram uns japa death-metal-core malucos chamados Maximum The Hormone, valeu por eu ter descoberto a banda.
Ergo Proxy - só porque toca Radiohead

2 comentários:

Luiz Augusto disse...

Donnie Darko é um filme q eu ainda tenho q ver pelo menos mais umas 3 vezes (ou mais).

Pô Lelê, qq um q viu um episódio daquela série antiga do Batman (POW! KABOOM! BOING! CLAK!) sabe desde então que o Batman antigo era gay. Bom, no mínimo bissexual, pq diz q nos bastidores daquela séria todo mundo comia todo mundo (vi falarem isso em entrevistas com os próprios atores). O Cavaleiro das Trevas não é nem de perto o mesmo personagem.

Mirian Silveira disse...

Você tem que ver o Prince em Salsa, o ritmo quente! Eu já vi um milhão de vezes, pq minha mãe mandou...