terça-feira, 27 de maio de 2008

Música para momentos difíceis

A maneira mais fácil de descobrir o clima de uma pessoa é ver o que ela está ouvindo.
Eu não tenho regras para isso - quem poderia ter? - mas já reparei alguns padrões no que eu escuto quando estou passando algum aperto.
Essa lista é mais pessoal impossível, não que vá fazer sentido para alguém que não eu, aliás é até uma curiosidade minha - acho que isso funciona em um nível tão particular que provavelmente minha lista não vai bater com a de ninguém.
E momentos difíceis-tristes-frágeis-complicados-solitários são os melhores para o seu gosto musical - normalmente não se aceita qualquer porcaria nessa hora! :-)

Quando eu estou mais para melancólico ou rola uma tristeza meia difusa, meio sem direção, só pode ser Radiohead, mas cuidado com a maneira que você escuta o OK Computer - não leve a sério demais senão você se perde dentro desse disco. Escute (não escute) Let Down quando estiver realmente se sentindo Let Down que você vai entender.
Se eu quero o sentimento mas não toda a complexidade que está por trás dele - tipo, só um deixa eu chorar aí vai, Roy Orbison comanda. Ainda vou postar sobre ele.
Agora, se eu quero o sentimento E a complexidade, um "me dá um soco na cara e fala logo como é que funciona", o único que desce é o Leonard Cohen. Aliás, tristeza de verdade mesmo pra valer, tristeza chorando sozinho dentro de um carro vazio parado na rua de noite, é só ele.
Se eu quero uma companhia de boteco ruim para virar a noite tomando uma bebida pior que eu e me ouvindo choramingar o que quer que seja só fazendo "sim" com a cabeça porque está bebaco, dou play em Tom Waits.
Estou triste e puto e quero chutar o balde porque esse mundo é podre e ninguém presta e morram todos, Nick Cave... tristeza "ninguém me entende mas foda-se vou continuar assim", Smiths... e tristeza neurótica e paranóica, com certeza Joy Division.
Mas se eu quero apoio, tipo alguém me consolando para não ficar triste, nada melhor que Beach Boys, que é uma banda milhões de vezes mais complexa que parece a princípio - também quero postar sobre eles ainda.

(acabei de perceber que eu classifiquei uma pancada de momento ruim meu diferente - estou ficando preocupado)

Ainda que na hora que passa toca Ramones...

5 comentários:

Luiz Augusto disse...

Radiohead comanda demais nos momentos difíceis, tb tenho escudado Interpol. Mas isso nos momentos difíceis pra CURTIR a fossa mess. Quando preciso trabalhar e produzir bastante nessas horas, taco alguma coisa rápida e q eu conheça bem tipo Iron, System of a Down, Offspring e por aí vai hehe!

Guto Maldito! disse...

Tom Waits é aquele amigo que vai beber com voce nos momentos ruins, e que sabe ficar calado o tempo todo!

Anônimo disse...

O que você escuta nessas horas também pode interferir bastante na postura que você vai adotar.

Eu ousaria dizer aqui que Protège Moi do Placebo (ao vivo em Paris) me fez desistir da medicina de vez.

Na verdade, certamente, não foi apenas a música. Mas que ela foi a gota d'água, foi.

Mirian Silveira disse...

Going Inside, do Frusciante me deixa extremamente feliz.

Mirian

Anônimo disse...

Going Inside, do Frusciante me deixa extremamente feliz.

Mirian