quinta-feira, 29 de maio de 2008

Strogonoff com sorvete

Por algum motivo freak viciei ao mesmo tempo essa semana em dois artistas 100% diferentes e distantes e, pior, associei um ao outro. Agora só consigo ouvir esses dois discos em sequência. Isso devia dar pau no Itunes.

Um deles foi o Gates Of Slumber. Não ando ouvindo muito metal mas PUTA QUE PARIU QUE BANDA DO CARALHO! Doomzão, leeeeeeeeento e sinistrão, o que eu mais agradei neles foi o tanto que eles adotaram a estética antiga sem dó nenhuma. O disco é produzido com um estilo totalmente velhão, nada hi fi, até os timbres das guitarras parecem com aquele timbre secão esquisito dos primeiros discos do Black Sabbath. E como a banda é legal demais e o som tem a ver, provocou uma sensação nítida de descobrir um disco antigão do Black Sabbath com o Ozzy que você ainda não conhecia. E, sinceramente, ninguém vai discordar de mim que não existe maior elogio para uma banda de metal. Se você não gosta de Black Sabbath velhão você tem problemas e devia procurar ajuda.

O disco se chama Awakening e até a capa dele é total vinilzão do Slayer empoeirado em uma prateleira da Cogumelo. Quando ele termina de tocar eu sou obrigado a colocar... Lady Soul da Aretha Franklin!! Por que ninguém nunca me avisou que Aretha Franklin era tão foda?
Não sou um fã especial de soul - gosto de algumas poucas coisas selecionadas e desgosto de muita coisa da Motown que é amada por todo mundo - mas como já comentei, não julgo nada por estilo. Soul, em especial, quando é feito com mais energia e pegada e não fica só nas baladonas lentas e choradas costuma me agradar. A voz da dona é DESTRUIDORA - não tem outra palavra - imagine a Tina Turner sem a rouquidão chata e exagerada e auto paródica que você vai imaginar o timbre dela. O disco é todo dançante e forte, você vê que a moçada tá espancando os instrumentos mas na verdade está tocando um estilo bem light e melódico ao mesmo tempo - é um disco light que tem intensidade. Quase mágica. O que eu mais venho aprendendo em relação à música ultimamente é a não julgar rápido ou desvalorizar esses intérpretes antigos - nós tendemos a lembrar do Stevie Wonder como o cara que fez "I Just Called To Say I Love You" (péssima) e quando vai conhecer a obra dele mesmo descobre porque ele é um clássico.

Então o dever de casa da semana é misturar Gates Of Slumber e Aretha Franklin... ou talvez Tim Maia e Slayer... se preferir, strogonoff com sorvete...

Um comentário:

Mirian Silveira disse...

Arrisco a Dona Maria, tenho chances de gostar... agora os metalzão.... não animo! Vou continuar escutando só a minha lista de 4 bandas.