segunda-feira, 12 de maio de 2008

Da série Random Music - Tanz Debil



A primeira vez na vida em que eu vi um filme do David Lynch foi em uma noite em que o Coruja e o Zé Luna (quem mandou andar nessas companhias) alugaram o Fire Walk With Me e nós vimos juntos.Me lembro de entender pouco do filme mas ter certeza que ele fazia muito sentido; o sentido estava ali, bem próximo e ao mesmo tempo inalcançável como quando ficamos com uma palavra na ponta de língua que não sai. Me lembro também de ficar vários dias meio perturbado com o filme e de demorar muito para decidir se eu gostei ou não; depois cheguei à conclusão que alguma coisa que conseguiu me afetar tanto não poderia ser desprezada.


Tive uma experiência parecida com o Einstürzende Neubauten (pronúncia: !%$¨#$¨&** Nóibáuten - não conheço ninguém que sabe falar a primeira palavra direito). Ouvi pela primeira vez numa fita VHS que eu vi na casa de um amigo quando eu tinha uns 15 anos. A fita tinha um show da Diamada Galas (basicamente uma vampira que faz música só com voz e piano muito mais black metal que as bandas de black metal) e um show deles. O show do Neubauten consiste em uns alemães gritando em um palco espancando todo tipo de objetos (carrinho de supermercado, serrando madeira, sacudindo um monte de areia, já usaram até turbina de avião). Às vezes tinha um pouco de baixo acompanhando tudo isso de uma maneira super minimalista.



"Neubauten" significa algo como "prédios novos". Lá em Berlin eu vi o que são os Neubauten: são conjuntos de prédios que existem pela cidade que foram construídos após a segunda guerra para repor parte dos que foram destruídos. O alemão entende "neubauten" como "prédios de qualidade inferior feitos de qualquer jeito na pressa". Na semana em que a banda começou um deles inclusive havia desabado, daí batizaram a banda de "prédios novos caindo". Começaram em 1980 com a missão declarada de "destruir a música". E tentaram bastante.

A primeira concepção errada sobre a banda é que é só uma porção de barulho para ser escutada por gente sem noção. Se fosse só barulho eu próprio não iria querer escutar isso de jeito nenhum. O que eles fazem nos primeiros discos é levar para a música, de maneira extrema, o conceito que existe na pintura de "textura". Sabe quando você vê um quadro impressionista que não tem nenhum desenho definido, somente o uso de cores e pinceladas que gera uma textura mesmo, como se aquilo fosse um material ou uma parede que ao passar a mão vai te passar alguma sensação bem definida? Você não precisa tocar, visualmente o quadro é capaz de te expressar essa sensação, e esse conceito também pode funcionar na música: sem "direção" ou "estrutura" aparente aqueles sons estão te transmitindo uma sensação muito definida. Só que as "texturas" utilizadas pelo Neubauten são definitivamente estranhas, desconfortáveis, intensas e pesadas; por isso não é uma banda que qualquer um vai gostar, e aliás "qualquer um gostar" nunca foi o objetivo deles. Eu andei bastante por Berlin escutando a banda no Ipod e vi que é um som que combina com a cidade, principalmente quando você vê os pedaços um pouco mais dark - estamos falando de uma cidade que já foi completamente arrasada por bombardeios.A banda junto com algumas outras da época que faziam algo parecido - o Throbbing Gristle por exemplo - vieram a definir o som que ficou conhecido como "industrial", que era música que se utiliza de barulhos de indústria mesmo (aliás foram das primeiras bandas e se utilizar muito de música eletrônica também). Hoje esse termo foi totalmente recontextualizado e quando alguém fala de industrial normalmente quer dizer "música pesada eletrônica", alguma coisa como Nine Inch Nails.



De qualquer maneira gradualmente na carreira eles foram sim se tornando mais musicais - cada disco um pouco menos "barulhento" que o anterior" - o hoje o Neubauten é algo completamente diferente. Ainda é e sempre será aventuroso, minimalista e interessante, sempre utilizará sons não convencionais e não terá medo de errar, mas agora os utiliza de maneira mais sóbria e bem feita, muitas das músicas mais BONITAS (a palavra é essa mesmo) que eu conheço são do Neubauten. Recomendo muito a todos, eu gosto bastante de todos os discos - mas não vou ficar sentido se voce não conseguir gostar. :-)


Comece por - Ende Neu
Disco mais Neubauten - como a banda mudou muito fica difícil, mas como um bom "meio termo" eu diria o Tabula Rasa
Disco bonitão - Silence Is Sexy
Não comece de jeito nenhum - pelo Kollaps ou pelo Zeichnungen des Patienten O. T.

Nenhum comentário: