segunda-feira, 5 de maio de 2008

Semana Trilhas Sonoras - Segunda Feira

O Corvo
Teve um período durante a minha adolescência em que eu visitava muito São João Del Rey mas, por razões pessoais, quis diminuir minhas saídas à noite na cidade. Passei muitas noites desse período num quarto na casa da minha avó, deitado no chão com as caixas de som dos dois lados da minha cabeça, virando a noite escutando música. Hoje, com a distância, vejo que foi um período chave que formou muito do meu gosto musical.Um dos discos que mais foram escutados nestas noites solitárias foi a trilha sonora do Corvo. Baseado em um quadrinho ghotic-punk, acertaram muito no primeiro filme, que teve bastante sucesso em adaptar esse clima para a tela, com ênfase igual tanto no "gótico" quanto no "punk". Para quem conhece rpg, me lembra demais o clima do jogo Wraith (do qual sou muito fã até hoje).Claro que a trilha teve que acompanhar essa onda e é bastante baseada nessa onda de gótico-deprezão-porém-agressivaço e em vez de cair nas armadilhas fáceis preferiu investir em versões interessantes.Tem The Cure (que fez a música Burn só para o filme), Jesus And Mary Chain e Violent Femmes para garantir que é deprê o suficiente; tem versões bacanas como o Nine Inch Nails fazendo cover de Joy Division (dead souls - lindaça), tem o Henry Rollins fazendo cover de Suicide, tem uma música do Rage Against The Machine que não saiu em nenhum outro disco.Tem também umas bandas de industrial obscuro que são legais tipo Machines os Loving Grace e My Life with the Thrill Kill Kult (não tem nada mais a cara do filme que industrial); e ainda tem umas porradaças (tipo Milquetoast, a melhor música do Helmet, aliás, uma das melhores músicas de metal da década de 90).Escute essa trilha se imaginando em uma cidade escuraça onde chove o tempo todo e tomada pela violência de gangs nas ruas com implantes cibernéticos.Nota: ignore as continuações do filme e suas respectivas trilhas.

Blade Runner
Todo esse papo de "cidade escura dominada por gangs cibernéticas" acima logicamente me lembrou de Blade Runner, que além de excelente (muita gente até hoje considera o único filme realmente cyberpunk apesar de muitas outras tentativas) a trilha do Blade Runner demorou 10 anos para ser lançada em sua versão completa depois do filme.A esmagadora maioria da trilha foi feita pelo Sr. Evangelos Odysseas Papathanassiou (que todo mundo conhece por Vangelis), um grego que compõe música eletrônica misturada com música clássica. As músicas do Blade Runner são quase todas tocadas em sintetizador e com um estilo bem melódico, melancólico e futurista ao mesmo tempo se tornaram tão parte do clima do filme quanto a cidade decadente.Me passa totalmente a viagem de isolamento melancólico do Deckard (personagem principal). Aliás, não escute essa trilha se você ainda não viu o filme (e se for esse o seu caso vai resolver isso né meu amigo).

Assassinos Por Natureza
Um filme que abre com uma tomada de uma estrada no deserto e com uma música do Leonard Cohen (para quem não conhece, a grande inspiração do Nick Cave) vale ser visto só por essa cena.
Um filme que tem uma cena de uma garota magrela espancando (aliás matando) um redneck enquanto toca uma música do L7 vale ser visto só por essa cena.
Um filme que tem Burn do Nine Inch Nails tocando em QUALQUER cena já vale ser visto - eu juro que eu quase chorei quando fui no show deles e começou a batida esquisita dela.
Aliás, é umas das duas trilhas que eu vou citar que foram compiladas pelo Trent Reznor, que se provou um cara que sabe fazer isso muito bem.Esse filme, assim como o Blade Runner, tem a trilha sonora muito entranhada nas cenas, as músicas fazem tanto parte do filme e são tão importantes quanto os personagens e o roteiro. E elas são absurdamente bem escolhidas - além das citadas só tem coisa muito legal tipo Patti Smith, Jane's Addiction e Lard. Pena que as músicas do Rage Against The Machine que tocam durante a revolta na prisão não entraram no cd.

Velvet Goldmine
Sendo uma viagem sobre a relação entre o Iggy Pop e o David Bowie na década de 70, e sobre toda a onda do glam rock que havia em torno deles, essa trilha não tinha como errar.Não consegui entrar muito no filme por ser muito direcionado aos gays - não sou homofóbico mas obviamente não consegui comprar a viagem do filme - e pelo jeito o David Bowie também não já que não deixou suas músicas entrarem na trilha por não gostar do roteiro. E olha que Velvet Goldmine é o nome de uma música dele.O "Iggy Pop do filme" se chama Brian Slade e sua banda se chama Venus in Furs. O Venus in Furs na vida real é formado por membros do Radiohead (Thom Yorke e Jhonny Greenwood), Suede e Roxy Music. A banda do "Iggy Pop" (Curt Wild's Wylde Ratttz) é formada por membros dos Stooges, Sonic Youth, Minutemen e Mudhoney. Ou seja, só cara foda de bandas que estão entre as minhas preferidas. E ainda tem mais coisas excelentes (Placebo, Brian Eno, Pulp, Lou Reed, Teenage Fanclub etc).Se quiser pule o filme, mas escute a trilha que acabou se tornando um excelente introdução para essa época (foda) do rock.

Matrix e Matrix Reloaded
A trilha do Matrix e do Matrix reloaded é 50% boa. Eu particularmente teria usado muito mais eletrônico/industrial (colocaria algumas coisas tipo KMFDM, Sister Machine Gun, Big Black, Front 242 etc), acho que combinaria muito melhor para o filme (aliás eu tenho mania de bolar "trilhas sonoras alternativas" na minha cabeça para os filmes que eu vejo).Essas duas trilhas tem umas coisas mega porcaria (tipo P.O.D. e Linking Park) então esteja avisado!Mas com a popularidade dos filmes algumas músicas que seriam obscuras se tornaram clássicos - tipo a Spybreak dos Propellerheads que se tornou quase a "música tema" do filme e Dragula do Rob Zombie.Em alguns momentos os produtores concordaram com a minha idéia e colocaram uns industralzão do mal tipo Ministry e Meat Beat Manifesto. Eu também gosto das músicas do Prodigy e do Rammstein que entraram.A do Matrix Reloaded tem uma das melhores música dos Deftones para mim (Lucky You) e até Team Sleep (que é um projeto paralelo dos caras do Deftones que ainda não lançou nenhum disco).Essas trilhas ficaram datadas meio rapidamente - não soam nem um pouco "modernas" como soaram na época que o filme saiu - mas tenho a impressão que farão muito sentido quando chegar 2020 e a clássica "nostalgia de duas décadas atrás" fazer os anos 2000 virarem o que os anos 80 são hoje.

Amanhã tem mais 5...

Um comentário:

Luiz Augusto disse...

Dos filmes só não vi o Velvet Goldmine e a única das trilhas q já escutei de cabo a rabo foi a do Matrix, mas só uma vez hehe! Lembro q na época muitas músicas não bateram muito com o meu santo, apesar de ter umas ducarái mesmo.