quarta-feira, 7 de maio de 2008

Semana Trilha Sonora - Quarta Feira

Beleza Roubada

Filme bacanaço do Bernardo Bertolucci, Beleza Roubada acompanha a viagem da Lucy (Liv Tyler) à Itália depois da morte da mãe onde tenta descobrir, entre artistas que moram numa espécie de casa de campo, quem era seu pai.Os filmes do Bernardo Bertolucci são acima de tudo bonitos: você pode pausar a imagem em qualquer momento, imprimir e colocar como um quadro na sua parede. Esse filme vai ser sempre inesquecível também porque se dependesse da Mirian eu teria que assistir ele umas 4 vezes por dia (acho que ela faz isso quando eu estou longe). A trilha é super legal porque se parece com o "mundo da Lucy", ouvir as músicas do disco é como passear dentro da cabeça dela. Por isso começa com jazz (tem Nina Simone e Billie Holiday), passa por rock (Hole e Liz Phair), funk (Stevie Wonder) e termina em eletrônico (Portishead).Recomendo demais (a trilha e o filme), e a Mirian não vai mais ser sua amiga se você não ouvir.


A Noiva Cadáver

Detesto musicais. É imcompreensível para mim como alguém acha divertido ver um filme qualquer em que até para comprar um pão você tem que cantar na padaria e ver um monte de padeiro fazendo uma coreografia para te entregar ele. Mais incompreensível ainda é que eu nunca conheci ninguém na vida que diz gostar de musicais e o genêro não morre.Dito isso, A Noiva Cadáver deve realmente ter alguma coisa, porque além de ser um musical que eu gostei é o único que me fez querer ouvir a trilha. Composta pelo Danny Elfman (lembra do Oingo Boingo?) um dos compositores mais fodas de hollywood - pô ele que fez a música dos Simpsons - gosto da onda macabro-divertida do Tim Burton, as músicas são carismáticas porque os personagens também são (e porque o Elfman comanda) e as letras comandam:
Die, die we all pass away
But don't wear a frown cuz it's really okay
And you might try 'n' hide
And you might try 'n' pray
But we all end up the remains of the day


Grand Theft Auto

Videogame é a mídia que recebe a maior carga de preconceito - são coisa de criança, são coisa de viciado (passe duas horas vendo tv e isso é normal, passe duas horas jogando videogame e você é um "viciado"), é isolacionista, te deixa sedentário e simplesmente mal feito.Depois que eu joguei Xenogears (jogo do Playstation 1), que tinha um enredo mais profundo que tudo que eu vi no cinema naquele ano, me convenci que videogame pode ser até arte; o advento da internet deixou videogames com o foco hoje até mais social do que solitário; o Wii provou que podem ser usados até contra o sedentarismo; e eu nunca vou conseguir fazer meus pais entenderem já deixou de ser coisa de criança faz uns 20 anos (a idade média atual do jogador de videogame é algo em torno de 30 anos).Essa é mais uma trilha de videogame que comanda, mas dessa vez feita só de músicas licenciadas.Todo GTA se passa em uma época diferente e as estações de rádio que você pode ouvir no jogo acabam funcionando como uma ótima coletânea da época em que se passa o jogo - é tanta coisa que as trilhas do GTA são vendidas em caixas de vários cds, normalmente divididos pelas estações de rádio (country, pop, eletrônico, rock etc).Recomendo especialmente a do Vice City (anos 80) e San Andreas (anos 90). O GTA novo ainda não conheço...

Juno

Não quis deixar de citar a trilha de Juno, mas justamente porque eu não gosto dela. Ela está em evidência, vendeu pra caramba e cumpriu a nobre missão de mostrar para uma pancada de gente que nem suspeitava que existe todo um "universo paralelo" de música atrás da cortina de onde as bandas emo e as milhões de "muiesinha do R&B" estão tocando.Pena que selecionou exatamente o tipo de indie rock chatinho e sonolento que justamente afasta as pessoas da música alternativa - numa boa, Belle & Sebastian e Moldy Peaches são um pé no saco.Mas tem coisa que salva - Sonic Youth tocando Carpenters no cover mais genial do mundo, Velvet Underground (outra banda que merece um post para ela), Kinks e Buddy Holly.


9 Songs

Já 9 Songs tentou fazer o mesmo que Juno (botar na luz bandas de rock indie que mais gente devia conhecer) mas com escolhas muito melhores - Dandy Warhols (muito foda e usa uma da melhores músicas deles), Primal Scream, Black Rebel Motorcycle Club e mais coisa legal.Boa introdução para quem ainda não conhece bem e quer sacar o que é esse lance de indie rock.O mundo ainda não estava preparado para o lance de "filme pornô que não é pornô" e não foi hit - na verdade o filme também não é mesmo grande coisa. Vale pelas performances das bandas, no fundo é um filme para ver depois que você já gosta delas. Escute a trilha antes.

3 comentários:

Luiz Augusto disse...

Seguindo o mesmo raciocínio da nossa conversa de ontem sobre as pessoas não comentarem no seu blog: é que pra comentar textos críticos tão detalhados, nego realmente tem q conhecer e ter a experiência pelo menos perto do mesmo nível. Fica difícil comentar algo que eu nunca nem ouvi falar antes, os textos ficam mais como sugestões e informações detalhadas sobre músicas que provavelmente a maioria das pessoas nunca escutaria. Acho que muitos dos seus textos seriam melhor aproveitados se fossem lidos por pessoas tão ligadas em música quanto vc (ex. pessoas que compram revistas exclusivas de música), mas a contribuição aberta aqui, pra quem quiser ler, é muito importante tb pq atinge outros públicos (acho q estou me repetindo). Até no meu caso mesmo, q o blog tá funcionando muito bem como um tipo de fonte de conhecimento musical, só que eu comento mesmo não sabendo quase nada do assunto!

GraveRisen disse...

Ei pelo seu comentário ficou parecendo que eu reclamei disso :-)
Comentários são bem vindos mas não é o propósito final do blog... no fundo, como eu te disse, se eu souber que alguém pegou para ouvir e gostou de alguma coisa nova que descobriu aqui já fico feliz o suficiente :-D

fabs disse...

ow, eu gosto de musicais. Acho sapateado mais legal que twist e todo mundo deveria agir assim na vida real. Tô louca para ver noiva cadáver, mas o lucas obviamente já viu sem mim.

Eu comento aqui, apesar de nem o link que eu botei no meu blog do seu ser correspondito. :P